Descubra como é possível mensurar mídia offline

As mídias offline são estratégias de marketing fora da web. Outdoors, anúncios em jornais ou revistas e comerciais veiculados em emissoras de rádio e TV representam os tipos mais utilizados. Quando comparados com a mídia online, os investimentos em mídias offline costumam ser bem mais altos, porém, apresentam números significativos de audiência, onde a TV, por exemplo, atinge milhões de pessoas diariamente.

O grande desafio da mídia offline gira em torno da mensuração dos resultados das campanhas publicitárias. Por ser um investimento muito alto, os anunciantes desejam saber se investir no espaço de mídia de um veículo de comunicação realmente vale a pena e quais serão os resultados para a sua marca.

Confira o conteúdo completo e saiba como é possível mensurar mídia offline.

Mídia offline x Mídia online

O grande diferencial da mídia online está na possibilidade de segmentação que as ferramentas conseguem proporcionar. Um anúncio no Instagram feito por uma loja de biquínis femininos, por exemplo, pode ser configurado para exibição somente para mulheres de uma faixa etária específica. Porém, se essa mesma loja investir em um comercial de TV, ele será visualizado também por pessoas que não são o seu público-alvo.

Mas isso não significa que os anúncios em mídia offline não tem poder de gerar resultados. Estratégias de mídia offline são bastante recomendadas para comunicação de produtos e serviços que possuem um público mais abrangente.

Ao invés de pensar no online x offline, o ideal é planejar a comunicação da sua marca para que os diferentes canais se comuniquem. Anúncios que iniciam uma conversa no offline e sugere um canal digital para aprofundar aquele assunto, costumam ter resultados bastante positivos.

Principais estratégias para mensurar mídia offline

  • Rastreio de ligações

Quando o número de telefone da marca é divulgado nas campanhas publicitárias de mídia offline, surge uma oportunidade gigante de mensuração das ligações. Na maioria das vezes, o número de chamadas recebidas na central de atendimento do anunciante cresce consideravelmente após a ação de merchandising.

  • Rastreio de URL

É totalmente possível realizar o rastreamento da quantidade de acessos ao site da marca vindos através de um anúncio na TV, por exemplo. Softwares e sistemas de Business Intelligence (BI) ficam responsáveis por gerar dados para as empresas, como quantos contatos preenchidos no site vieram através de um anúncio em programa de TV específico.

  • Rastreio de QR Code

Essa tecnologia é completamente fácil de mensurar. Imagine um anúncio em Outdoor ou na TV que incentive o acesso a um QR Code para acesso a algum tipo de material. Dessa forma, você saberá exatamente quantas pessoas usaram o leitor do celular para decifrar o código e acessar o site da marca anunciada. 

Além disso, com o QR code é possível descobrir em qual programa e horário vale mais a pena investir. Basta monitorar a quantidade de acessos em cada QR code divulgado.

Confira também: Benefícios do painel de interatividade para veículos de comunicação

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