Desde o surgimento dos streamings, a forma como consumimos conteúdo de entretenimento passou por uma revolução. A conveniência de assistir a programas e filmes sob demanda trouxe um novo nível de flexibilidade para nossas experiências de visualização. No entanto, uma tendência interessante está emergindo no ambiente digital: os “canais fast”. Essa abordagem combina a familiaridade da TV aberta com a tecnologia das plataformas digitais, proporcionando uma experiência única aos espectadores.
O que são os “Canais Fast”?
Uma jornada de conteúdo e entretenimento gratuitos. Essa é a promessa dos Canais Fast.
Em resumo, os FAST Channels (Free Ad-Supported Television), ou canais FAST, em português, são canais gratuitos que oferecem conteúdo audiovisual suportado por anúncios. O termo “fast”, nesse caso, não está relacionado à rapidez, mas vem da sigla “Free Ad-Supported Streaming Television”, que destaca justamente que os conteúdos desses canais são gratuitos porque têm propaganda.
De forma didática, os “canais fast” (ou “fast channels”) criam uma experiência semelhante à da TV aberta, mas dentro do ambiente digital. Ao contrário do conteúdo sob demanda, os canais fast oferecem uma programação pré-determinada e transmissões ao vivo de eventos e programas. Assim como na televisão tradicional, você sintoniza um canal e acompanha a programação conforme ela é exibida, em tempo real.
Como acessar os Canais Fast
Estes canais são oferecidos por plataformas FAST como a plataforma da Samsung – o Samsung TV Plus – onde sua principal característica é permitir que os usuários assistam a filmes, séries, novelas e muitos outros programas por uma TV conectada à internet, de forma 100% gratuita justamente graças à presença de anunciantes.
Com o Samsung TV Plus, por exemplo, para o consumidor poder usufruir a programação, basta conectar a Smart TV Samsung à rede de internet da residência, selecionar o ícone do Samsung TV Plus, navegar no guia de programação ou na Homepage (seção “Descubra”) e escolher o conteúdo que deseja acessar.
Novas possibilidades para os anunciantes de todo o mundo
Como explicado, acessar os Canais Fast é muito fácil e eles permitem que os usuários assistam a filmes, séries, novelas e muitos outros programas por uma TV conectada à internet, de forma 100% gratuita justamente graças à presença de anunciantes.
Não é à toa que o modelo tem feito sucesso mundo afora. O consumidor já se mostrou frustrado algumas vezes diante do aumento de preços de algumas plataformas de streaming. Nos Estados Unidos, já são distribuídos mais de mil canais fast em plataformas variadas.
E esse sucesso está sendo excelente para os anunciantes, que agora tem à disposição mais um meio de atingir seus públicos. De acordo com relatório recente da nScreenMedia, o modelo gerou um volume de receita publicitária de US$ 2 bilhões em 2021 no mercado norte-americano – e deve alcançar até US$ 4,1 bilhões em 2023.
O futuro já começou
Os “canais fast” estão redefinindo nossa experiência de streaming, trazendo elementos familiares da TV aberta para o mundo digital. Ao combinar a programação pré-determinada e a transmissão ao vivo com a conveniência das plataformas de streaming, eles oferecem uma experiência híbrida que cativa uma ampla gama de espectadores. À medida que essa tendência se desenvolve, estamos presenciando uma nova era de consumo de conteúdo, onde o passado e o futuro da televisão convergem de maneira única.
Com a Midiat é possível comprovar os resultados das suas campanhas publicitárias.
A Midiat é uma empresa focada em tecnologia e análise de dados para o mercado de mídia.
Conheça nossas soluções: https://midiat.com.br/quem-somos/