O setor de publicidade cresce cada dia mais no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, o investimento em campanhas publicitárias no Brasil, no primeiro semestre deste ano, somaram R$14,7 bilhões, com um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
Vale destacar que essa atuação vai muito além das mídias online. Isso porque as mídias offline também estão contribuindo, de forma significativa, para estratégias de performance cada vez mais eficazes.
Confira o conteúdo completo e saiba mais sobre o assunto.
Leia.
O que são campanhas publicitárias?
Campanhas publicitárias são diversas ações de marketing que podem ser veiculadas online ou offline. Seu principal objetivo é atingir um público específico. Entre os principais objetivos de uma campanha estão:
- Lançamento de produto ou serviço;
- Reconhecimento de marca;
- Datas comemorativas;
- Divulgação de promoções e condições especiais.
Campanhas publicitárias online x Campanhas publicitárias offline
As campanhas offline são aquelas divulgadas em mídias tradicionais, como: televisão, rádio, outdoor, jornais e revistas. Não possuem relação com a internet e a grande vantagem é sua maior possibilidade de alcance. Porém, muitas empresas deixam de investir por ainda acreditar que as métricas e o retorno sobre o investimento são menos controlados do que em campanhas online.
Já as campanhas online são aquelas veiculadas na internet. Google Ads, Facebook Ads e e-mail marketing são algumas dessas estratégias. As principais vantagens das campanhas online são maior segmentação, controle do orçamento e métricas. Porém, possui um menor alcance e maior concorrência de mercado.
Benefícios de campanhas publicitárias
Para alcançar os objetivos traçados, uma campanha precisa ser bem planejada e executada. Quando realizada da forma correta, seus principais benefícios são:
- Aumenta o reconhecimento da marca com o público;
- Conquista a atenção do público;
- Divulga novos produtos e serviços;
- Novos leads e clientes;
- Melhora os resultados de vendas.
Análise de dados e retorno sobre investimento
De nada adianta elaborar campanhas publicitárias altamente focadas e bem planejadas, se não existir um suporte para analisar e interpretar esses dados que chegam. A forma de ‘’fazer publicidade’’ mudou.
Tudo ficou mais técnico, mais analítico e mais performático. As grandes campanhas da atualidade são aquelas em que é possível mensurar o melhor retorno sobre investimento.
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